A vereadora Ana Paula Alvarenga (MDB) sempre esteve ao lado da comunidade escolar de São Nicolau. Por isso, na sessão plenária de segunda-feira (5), apresentou Moção de Apoio em defesa da reposição das perdas salariais dos servidores da rede estadual de educação; mobilizando os demais vereadores, que aprovaram a matéria por unanimidade.
Os servidores estaduais buscam a reposição de seus salários, que não acontece desde 2014, segundo a parlamentar. O que foi agravado pelas mudanças nos planos de carreira, que desestabilizou ainda mais as perspectivas dos professores. Por mais de 60 meses, os profissionais da educação receberam salários atrasados e parcelados, desprovidos do direito de conhecer o dia do seu pagamento.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, a inflação acumulada entre novembro de 2014 e março de 2021 chega a 44,18%, o que levou a perda de poder aquisitivo dos professores e funcionários, empobrecendo a categoria. O auxílio-refeição também é outro ponto exposto, que, segundo o documento, está defasado, no valor de R$ 10,11.
A Moção de Apoio será encaminhada ao governador Eduardo Leite (PSDB) e ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza (MDB), para que tomem conhecimento institucional da insatisfação que o tratamento dado aos servidores da nossa Educação causa na sociedade gaúcha.